Eu...

A minha foto
Sou o que sou porque assim me ajudam a ser,a crescer,a melhorar...a cada sorriso,a cada abraço, a cada beijinho! Se sou o que sou, é porque vos tenho ao meu lado como grandes Anjos da Guarda...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

FARÓFIAS COM CREME E CANELA !!!!




Andava eu nos preparativos para o Natal, e já com a lista dos doces e os ingrediantes em cima da bancada quando ouvi um barulho no meu congelador.Assustei-me!!!
Fiquei com algum receio de abrir o congelador,aproximei-me dele e com a mao tremula ...parei.
Voltei pra bancada.De novo um barulho forte.
O Açucar diz-me:
«Tina vai la ver quem bate desta maneira.»
«Mas tenho mesmo que ir?»
«Claro,se é alguém a precisar de ajuda?!»
Bom , ganhei coragem e dirigi-me ao congelador.Abri a porta...
«Ola Tina, estava a ver que não me chamavas para a festa!»
«Festa?»
«Sim , então não vão festejar o Natal?»
«Á sim,claro.Mas o que querem voces?»
«Participar!!!Contribuir!Não podemos ?Hã não podemos?!»
«Calma,calma!Claro que sim, voces estão na lista de convidados especiais!Ia mesmo agora tratar disso!»
«Fixe!!!»
Lá as trouxe comigo,as meninas Claras.Coloquei-as numa taça em cima da bancada .Batiam o queixo de tão frias que estavam.Assim que voltaram á temperatura normal peguei nelas juntei-as ás amigas que já as esperavam numa outra taça.Trocaram beijos e abraços.
Sorri-lhes.
«Meninas vamos lá ás nossas Farofias?!»
«Claro que sim!Vamos trabalhar!»
Tudo na bancada...mãos á obra!

Então assim:

Ingredientes:
200 g de açúcar
1l de leite
2 col.sopa farinha maizena
6 ovos(mais algumas que tinha congeladas)
1 casca de limão


Preparação:

Bater as claras em castelo firme e juntar aos poucos 50 g de açúcar .
Ferver o leite com a casca do limao e o resto do acucar .Deixar ferver bem e depois  baixar o lume de modo a manter uma fervura leve. 
Colocar colheradas das claras em castelo no leite .Ter o cuidado de nao deixar ficar as claras demasiado tempo no leite para nao ficarem muito duras(so devem cozer uma vez de cada lado) .
Ir reservando as claras cozidas numa taça pra ir á mesa.
Entretanto retirar   um pouco do leite quente para uma taça e juntar a farinha maizena e dissolver bem,depois  juntar as gemas batidas com um garfo ao leite e mexer rapidamente .
Juntar esta mistura passando-a por um passador de rede fina para nao irem grumos no leite que está ao lume e mexer bem até engrossar (cuidado para nao pegar no fundo e ficar a saber a queimado).
Retirar do lume e deitar sobre as farofias na propria taça e levar ao frio.
Servir polvilhado de canela .
 
Em todas as casas pois então...

 Uma das minhas sobremesas de eleição... fiz aqui com groselha e aqui com vinho do Porto mas as que gosto mesmo são estas!
Eu , Tina

4 comentários:

RUTE disse...

Há séculos que não como farófias! Séculos mesmo! E são tão boas. Geralmente fazias quando tinha excesso de claras e para acompanhar um creme de chocolate com maizena.

Abriste-me o apetite... tenho de ir jantar!!

Larana Colorida disse...

delicio-me com as farófias.
tão boas.
beijos:))

ameixa seca disse...

Também gosto muito, tudo que leve claras é bom para mim :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hehehe, adorei a historinha!
Nunca comi farofias, muito diferente e tenho certeza que irei gostar pois amo um docinho.
Um abraço
Léia

Outros Sabores

Outros Sabores...

Obrigado por vir ao meu encontro...

Obrigado por vir ao meu encontro...
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

Cecília Meireles