Eu...

A minha foto
Sou o que sou porque assim me ajudam a ser,a crescer,a melhorar...a cada sorriso,a cada abraço, a cada beijinho! Se sou o que sou, é porque vos tenho ao meu lado como grandes Anjos da Guarda...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Suicidio...será covardia?!

Infelizmentes estas coisa acontecem...um dia pode bater-nos á porta.
Um senhor ,nosso vizinho, com uma vida finaceira boa(muito boa quem o conhece e diz) com uma familia que em tudo parecia feliz, com um bom emprego,casa,carro... sabem ,tudo aquilo que exteriormente é a prova duma boa vida... pôs termo á vida...enforcou-se.
Escrevo e nem sei se quero escrever ,se devo escrever...mas juro que a minha raiva interior ,o meu ódio está a dar cabo da pouca paciencia que me restava...
Odeio conversas do diz que disse...quem bem me conhece sabe que se a pimenta me chega ao nariz...fujam!
Se não estava bem...voltei 30 vezes pior...
Fui comprar pão e casa cheia com o tema do suicido do senhor...
Enquanto esperava a minha vez fui ouvindo os comentarios que se faziam ...as pessoas são tão ridiculas!!!!
E eu é ando doida,como me dizem!!!
Então diziam que:"O sr andava com uma depressão á um ano e tal e parece que a medicacão não lhe estava a fazer nada...andava triste,ia á missa varias vezes...entrava na igreja sempre triste...isto é senmpre sinal de que ou vao pedir perdao ou ajuda ou andam loucos!"
Comecei a transpirar...tentei nao me meter.continuei a espera da minha vez...
Chegou a minha vez...pedi um cafe e o pao...sentei-me e nada mais disse...Perguntao-me:"então já viste o que ele fez? deixou a familia destruida?é um covarde!
Perguntei-lhes "sabem as razoes?!" "ele deixou alguma coisa a explicar o porquê"
Deixou um papel a pedir perdao mas que nao aguenta mais viver ...estava cansado, que se sentia perdido.

Perguntei-lhes"alguém o ajudou?! Alguém o convidou a sentar e o escutou?Alguém o deixou chorar no ombro?Alguém o levou a um outro medico?Alguém....alguém fez algo por esse homem?!
"Se ele não se queixava!!! é porque andava bem ...e tinha tudo pra ser feliz! Fugir é facil,é um covarde!"
Simplesmente lhes consegui dizer:não julgem quem nao se pode defender...não queiram entender o final da historia se nem o prefácio leram!

Fiquei triste...de olhos rasos de lagrimas e saí.Optei por sair porque a seguir ia ser mal educada...e não queria.
Riram-se de mim..."esta não anda outra vez boa! vê se ganhas juizo e não fazes o mesmo!"
Saí e aqui sentada chorei...chorei porque tenho pena de não ter tido oportunidade de conhecer essse senhor...chorei porque quando me" quiz ir embora" e planeei a minha ida se não tivesse tido tanta gente que me amava ao meu lado e que não me largaram e nao permitiram gestos menos bons eu hoje nao estaria aqui ea escrever isto...chorei porque hoje,ainda hoje estando a sentir-me a pior mãe,mulher,irmã,amiga... estou aqui...viva!
Choro porque não considero o acto de suicidio uma covardia...considero um desespero!uns segundos fatais de desespero!
Choro porque com o stres da vida que levamos,a correria do dia a dia nem sempre estamos sensiveis ao silencio do outro lado,a um pedido silencioso do outro lado,a um gesto de desespero do outro lado...
Infelizmente!
Na verdade tenho algum medo de que esse desespero um dia se apodere de mim...seja mais forte que eu...

..... :)
Tenho que dar a volta ao meu estado de espirito...nao sei como...mas tenho uma festa especial pra preparar...e como o vou fazer?!não imagino!
O meu mano L. do coracao , o meu 2 pai faz amanha 50 aninhos!!! Nem imaginam...ele parece ter 35/40...é um ser humano super especial...ele nunca quer falar dos anos que faz...tem uma mente dum puto de 25 anos!!!É a minha maior ajuda em todos os momentos...vive pra nós(minha mae,pra mim,meus filhos e o meu marido, e claro pra todos os que o procuram...é um coracao de ouro!
Merece o melhor...
com lagrimas,com dor,com tristeza...que deus me ajude , que tu pai estejas ali ao meu lado e nao me deixes cair hoje e amanha...depois logo se verá!
Vou terminar...com uns doces na mente ...e umas compras pra fazer!
Depois mostro-vos ...

Eu, Tina

5 comentários:

RUTE disse...

Eu devo ser mesmo um ET porque para mim é preciso muita coragem para alguém se SUICIDAR!

Eu jamais teria essa coragem. Saber que seria a última coisa que eu faria e depois puf... que nem direito a arrependimento teria.

Mais facilmente o desespero me levaria a desaparecer do mapa, arranjar outra identidade, a começar de novo, do que a suicidar-me.

O que esse Senhor perdeu foi a vontade de viver. E não aguentou as pressões. Ou não teve quem o ouvisse ou apoiasse conforme respondeste a essa gente parva!

Para se ter vontade de viver é preciso ter objectivos, é necessário obter-se satisfação com o que se faz. A vida não podem ser só obrigações. Não se pode vegetar a vida inteira.

A mim o que me dá mais prazer é obter conhecimento. Saber o porquê das coisas. Fazer experiências. Ter objectivos a curto, médio e longo prazo. Mas objectivos meus, que me dêem prazer a mim e se possivel a mais alguém. No entanto não posso fazer, unica e exclusivamente, dos objectivos das outras pessoas os meus, uma vez que ninguém pode viver em função de ninguém.

Um exemplo muito comum: Os pais viverem em função do sucesso dos filhos. As conquistas dos filhos são as suas conquistas, os fracassos dos filhos são os seus fracassos. Na minha opinião isto não está correcto.

Antes de alguém ser pai, mãe, irmão, filho, esposo/a, é um individuo, um ser humano e tem de pensar por si só. Traçar as suas metas, ter o gosto de alcançá-las por muito simples que sejam.

Beijinhos Tina,
Boa festa de aniversário.
Amanhã vou ao meu terreno levantar as batatas do chão :-))

receitasdapiteca disse...

Amiga, vou-te ser sincera, espero que não te zangues comigo, mas esta é a minha opinião. Eu até concordo contigo pois também não considero o suicídio um acto de covardia, muito pelo contrário, mas considero sim um acto de egoísmo! Eu tive um grande amigo meu que eu adorava, que também pôs termo à vida dele, também ele sofria de depressão e notou-se bem que nos momentos antes de ele o ter feito que ele não estava nada bem, emagreceu muito, andava triste, e todos nós, principalmente a familia, fizeram de tudo para o ajudar! Ele tinha muitas pessoas à volta dele que se preocupavam e que o adoravam e mesmo assim suicidou-se, sem pensar no sofrimento que iria deixar ás pessoas que cá ficaram! Ainda não há muito tempo tinha falecido uma das irmãs dele num acidente de automóvel, ainda havia tanto sofrimento, tanta dor, e mesmo assim ele foi em frente! Isto para mim foi puro acto de egoísmo! Posso estar errada, pois só mesmo estando na pele das pessoas e passando pelo mesmo que elas passam é que poderemos saber o que é, mas isto é o que eu sinto! Eu também tenho uma vida dificil com muitos problemas, de saúde, financeiros, etc, e também me vou abaixo muitas vezes e penso em coisas que não devo e choro e penso que é injusto e que não mereço e essas coisas todas, mas depois lembro-me sempre das pessoas que cá tenho e que me amam e tento sempre ter forças para continuar a lutar, porque sei que a vida é assim mesmo! Temos de ser fortes, não podemos simplesmente desistir assim!!
Desculpa o testamento! :S
Beijinhos e anima-te!

Anónimo disse...

bom dia venho de vez em quando ler este cantinho e hoje tenho vontade de comentar pois eu tenho uma pessoa conhecida que tentou suicidar-se e ainda hoje não consigo compre-ender o gesto dela gracas a Deus conseguiram salva-la eu tinha estado a falar com ela antes de ela fazer o necessario para morrer eu quando o soube culpabilisei tanto de não ter adivinhado o sofrimento e o desespero dela mas ela falou comigo como de costume sem mostrar tristesa ou desespero francamente não compre-endo este gesto eu tambem tenho as minhas feridas da vida mas tento viver com elas.a vida é jà por ela mesma tão curta. mas não julgo as pessoas que o fazem mas sofro so de imaginar o desespero das pessoas que o fazem beijinhos angelina

Elisabete disse...

Não existe uma única vez que visite o teu blog que não fique emocionada e que saia daqui valorizando ainda mais as batalha que já venci na minha vida. Já carrego muito sofrimento por tudo que tive de lutar mas, cada vez valorizo mais cada coisa que consegui.
Tu emocionas-me com a forma como escreves, como pensas, como te expressas.
Odeio, tanto como tu, o facto de em primeiro lugar julgar-mos e em segundo tentar-mos entender.
Mas....também não consigo entender o suicídio e o que leva alguém a cometê-lo, isto porque sempre penso que temos uma solução.
Provavelmente estas pessoas chegaram a um impasse onde talvez tenham pensado que já não havia solução para os seus problemas.
Força, pelo tue maninho vais conseguir fazer tudo o que queres

Anónimo disse...

Querida Tina
Sabes? Há pessoas (muitas) que vivem mais preocupadas com a vida dos outros do que em função da sua própria vida e do seu crescimento enquanto Pessoas. Estão sempre ocupadas em julgar os outros, atirar pedras e condená-las.Tal como aconteceu a Jesus Cristo! Como vês, não é só de "hoje"...Tu estavas muito certa e foste muito lúcida nas questões que lhes puseste.Elas é que deviam meditar nas tuas palavras.Nenhum de nós tem o direito de julgar seja quem for.(Mesmo os Juízes têm dificuldade em julgar muitos casos.)Só temos os elementos que observamos, mas não estamos dentro do "outro", para saber dos seus sentimentos e angústias.Por isso nem os podemos acusar de egoístas!Quantos de nós, com o coração destroçado e cheio de problemas da vida, não sorrimos e fazemos de conta que está tudo bem só para não preocupar os que nos rodeiam?...Quem sabe se o "Senhor" tinha uma vida boa? Tinha uma boa casa, e quanto devia ao Banco? Tinha um bom carro e trocava-o todos os anos, quem sabe quanto pagava de prestação?Ia de férias para o estrangeiro , e quem sabe quanto ficava a pagar por mês?E a Educação dos filhos, o vestuário de marca que que eles exigem, mais as despesas do dia a dia...Será que o ordenado comportava esses luxos que a sociedade nos "meteu pelos olhos dentro e pela cabeça" para nos roubar a carteira?E nós não vimos, não fomos críticos para percebermos que estávamos a ser roubados pelo Crédito que nos leva mais de 30% além da dívida!
Isto pode ter acontecido a esse Senhor.Que Deus o guarde na sua Santa Paz.
Nós estamos no mundo para "crescermos", para nos purificarmos, para quando partirmos estarmos melhor do que quando chegámos.Temos de aprender com estas lições da vida.Não desejarmos mais do que temos e agradecermos por tudo quanto nos foi dado...Sonhar sempre mais alto, com Esperança de um dia podermos lá chegar, mas sem angústias...Percebermos que o ter muitas coisas não nos torna mais felizes: a Felicidade é um estado de espírito que está dentro de nós, mesmo que só tenhamos "um Amor e uma Cabana"...O importante é o que somos e naquilo em que nos tornamos ao longo da vida...
Estavas certa,Tina. Só não podes irritar-te com esses "tristes" que te criticaram, porque os loucos são eles e não sabem!
Esta foi mais uma Lição da Vida para o teu crescimento...Não deixes que a revolta ou a ira estrague essa lição. Um grande abra4o da Bombom

Tesouros Guardados

Outros Sabores

Outros Sabores...

Obrigado por vir ao meu encontro...

Obrigado por vir ao meu encontro...
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

Cecília Meireles