Eu...

A minha foto
Sou o que sou porque assim me ajudam a ser,a crescer,a melhorar...a cada sorriso,a cada abraço, a cada beijinho! Se sou o que sou, é porque vos tenho ao meu lado como grandes Anjos da Guarda...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Estufado de couve branca e cenoura



Amanhã é a festa do ATL do meu Principe.
Á cerca de 3 semanas tivemos a reunião com a cordenadora do ATL para nos falar das roupas que as crianças tinham que levar para participar na festa de natal que vai ser em conjunto com valencia do Jardim Infantil.
Não podia deixar de perguntar...
«Então e os pais do jardim vão participar?» Enquanto o Principe lá esteve sempre fiz pressão para se participar com qualquer coisinha e as crianças adoravam ver os pais em cima do palco.Ela respondeu que não, que tinha perguntado á colega cordenadora do jardim(fazem parte da mesma instituicao as duas valencias) e que ela disse «"não está cá a Tina... ninguém se aventurou a fazer alguma coisa"»
...Nem sei se é bom ou mau...será que me acham chata?!
Não quero saber!!!
Sorri-lhe e disse« Ainda estamos a tempo... podemos fazer alguma coisa!»
Todas as ma~es ficarram com cara de medo a olhar pra mim...
Umas diziam "já nao dá tempo" "eu nao tenho jeito nenhum pra essas coisas""quem é que nos ensina"
A cordennadora explicou que da parte do ATL nunca houve nenhuma participação dos pais,mas se quiserem fazer alguma coisa estão á vontade.
Foi o que eu quiz ouvir :))
Pedi pra falar...expliquei que se achassem bem iria fazer uma carta para os pais do Jardim Infantil a convidar á participação em conjunto com o ATL na festa.Concordaram
«Mas quem nos vai ensaiar?» «Vamos cantar?»
Combinamos novo encontro passado uns dias.No dia seguinte fui ao Jardim contar á cordenadora o que tinha ficado decidido e mostrar-lhe a carta para os pais.Ela concordou e disse ia fotocopiar e enviar pelas crianças .Telefonei ao professor de musica da instituição que tem sempre mensas ideias e paciencia para ensinar... dissew-me que já nao tinha tempo nenhum para nos ajudar.
Ok.... nao desistas Tina (pensei)
Passei um dia a ouvir musicas,a pensar em peçs de teatro... mas o tempo nao era muito.Comecei a ensaiar uma coreografia com a Princesa-Borboleta...(Jingle Bell Rock)
No segundo encontro apareceram cerca de 20 maes e dois pais.Ninguém tinha ideia do que se poderia fazer.
Sugeri a dança.Levei um cd com a musica e lá nos pusemos as duas a dançar.Gostaram , mas diziam "Eu não tenho jeito nenhum" "Eu naõ vou ser capaz"
Nas instalações do ATL por acaso teem uma sala com um espelho grande onde por vezes fazem actividades e danças com as crianças e sugeri ir pra lá...
Lá me aventurei em frente ao espelho a explicar os passos
... 1,2,3,4 e bate palmas. frente ,ao lado  :D
Foi giro e todos gostaram.
Temos andado a ensaiar 2 vezes por semana.Ontem foi o ultimo ensaio e conseguimos ir ensaiar no palco do cineteatro onde vai ser a festa...consegui juntar 39 pessoas!
37 MULHERES E 2 HOMENS!!!
Vamos vestidas de mãe natal com collant preto e descalcas.Os homens de pai natal.
Desci do palco enquanto dancavam e fui ver de longe como estava o grupo...fiquei emocionada :)
Estava lindo e todas certinhas!!!
Vamos filmar depois mostro :)
Quando lhes disse o quanto estavam bem e certinhas vi sorrisos lindos nos rostos de maes cansadas depois dum dia de trabalho.Vi um brilho lindo nos olhos delas e felizes por estarem a conseguir fazer algo de diferente para os filhotes verem.
Quando terminamos o ensaio deram uma salva de palmas ...para o meu trabalho :) fiquei emocionada uma vez mais :))
Fazendo minhas as palavras do meu Principe de 6 anos  quando a mana dizia que tinha receio se alguma coisa nao corria bem no dia da festa"Mana, errar ou acertar é o que menos conta!O importante é voces estarem lá e participarem não ahas!"
Ficamos sem palavas as duas... dei-lhe um beijo!
Palavras para quÊ?!

De volta á cozinha....
Um acompanhamento que emcasa todos adoramos:
Couve branca estufada com cenoura ralada!

Ingredientes:
Couve lombarda(folhas brancas) q.b
cenoura ralada q.b
cebola
alho
pimenta
azeite

Assim :
Cortar a couve bem fininha (como se fosse para caldo verde).
Num tacho colocar o azeite  a aquecer e juntar o alho e a cebola picadinha e deixar refogar um pouco.Quando cebola estiver macia deitar uma chavena de chá de agua e juntar a couve e a cenoura ralada e envolver bem.Temperar com pimenta moida e sal e tapar o tacho.
Vai-se mexendo de vez em quando e verificando a agua para que nao seque mas nao deve ter muito molho.
Servir como acompanhamento de carne ou peixe assado.
Super saboroso!!!
Eu, Tina

8 comentários:

Elisabete disse...

Ai miga, acho que tenho que prar de ler o que escreves. andava eu toda feliz porque em vez da lágrima no olho lá estava a conseguir fazer-me sorrir e hoje venho aqui e pimba...lá vem a lagrimita.
Pois olha eu tenho certeza de que tudo vai correr muito bem miga. Também estou muito orgulhosa de ti. Beijinhos

RUTE disse...

Eu também adoro esse acompanhamento. Nunca fiz mas deve ser bestial. É vegetariano!

Ó Tina, tu és cá das minhas. Quando os outros pais nem sonham, já nós estamos a agir :)) Soltei uma gargalhada ao imaginar as mães de collants e os 2 pais natais :))

Fizeste super bem em teres tomado a dianteira na organização do evento. Os teus filhos devem estar tão orgulhosos. És um exemplo para a Princesa-borboleta. Um dia ela há-de querer ser uma mãe como tu!!

E como diz o mais pequeno: O importante é lá estarem. O resto são trocos! Se correr mal, também podem fingir que é um número para rir :))

Anónimo disse...

Tina, Uma Mulher de Armas!!!Parabéns pela coragem e pela iniciativa, que não é fácil nos dias que correm.
Se os Pais soubessem como é importante a sua participação nas actividades dos Filhos, talvez fosse mais fácil "trazê-los à Escola"!!!
Regozijo-me contigo pela Força que lhes transmitiste, sem a qual nada se conseguiria.Bjs. Bombom

a Trofa tem cozinheira disse...

OLHA QUE BOM TINA!!! Mnhummmmm olha gostei mto e mais gostei de saber q o teu mano ta bem!!! QUE BOM!!!

Gina disse...

Tina, agradeço pela visita e pela gentileza.
Gostei muito da sua iniciativa para a festinha, as crianças vão adorar.
Existe uma frase conhecida que diz: "Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez!" Sua ideia vai tornar o Natal mais feliz para todos os que participarem.
Bjs.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Espero que teu mano esteja bem melhor.
Que legal, voce é das minhas - hehehe! Quanta energia - também acho super importante esta participaçao - amo dança e penso que foi uma excelente escolha. Quando tudo acontecer mande-nos fotos! Sucesso.
Um abraço
Léia

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmmmmmmm
Muito bom aspecto...
Jinhos fofos

Catarina Santos disse...

Realmente é muito difícil uma pessoa ainda ter palavras para te escrever, depois de ler os teus textos! É como te disse noutro comentário, tu tens um coração enorme, és bondosa e estás sempre pronta a ajudar! Numa só palavra, FANTÁSTICA :)

Quanto a esta receita, sem dúvida que a vou levar comigo! Às vezes fico cansada das habituais massas ou arroz ou batatas, seja de que forma for! E gostei bastante desta tua ideia para variar! Vou experimentar com toda a certeza, que belíssimo aspecto, e óptimo para pôr as crianças a comerem legumes que tão bem fazem :)

Já agora, posso abusar e fazer uma perguntinha? Podes dizer-me quais as quantidades que utilizas, mais ou menos? Já reparei que aí na tua casa são 4 à mesa, tal como aqui! Por isso, as medidas que utilizares para mim estão óptimas! E eu não queria nada que este pitéuzinho não chegasse para todos nós! Obrigada desde já :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Outros Sabores

Outros Sabores...

Obrigado por vir ao meu encontro...

Obrigado por vir ao meu encontro...
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

Cecília Meireles