Eu...

A minha foto
Sou o que sou porque assim me ajudam a ser,a crescer,a melhorar...a cada sorriso,a cada abraço, a cada beijinho! Se sou o que sou, é porque vos tenho ao meu lado como grandes Anjos da Guarda...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Matança do porco e CHOURICO MAGRO COM COMINHOS,CRAVINHO E COLORAU!!!

O mês passado foi a matança do porco...
Foi uma experiencia interessante.De criança tenho varias recordaçoes das matanças de porcos em casa dos meus pais.Após a morte do meu paizito nunca mais se matou lá em casa.
Os anos foram passando e por vezes o meu sogro lá cria um porco e mata,mas eu nunca tive participacao drecta essas actividades.Só comia :)
A minha sogra tratava de tudo.
O porco veio pequenino lá pro quintal , e o meu marido lá foi tratando do animal , nunca comeu farinha eram sempre os restos dos alimentos e cascas que eu guardava em casa como disse  aqui.
Cresceu.Cresceu muito e o dia chegou.
Não vi a matar porque nao queria ,não conseguia.Só o meu marido e o matador.
Quando cheguei com o Principe e a Princesa já estava tudo proto.
O porco já estava limpo e pendurado assim:
Depois no dia seguinte foi o processo de cortar  a carne toda: febras,tiras,lombos,entrecosto etc etc
o senhor era simpatico e deixou-me já a fressura cortadinha aos bocadinhos :)


O meu trabalho era cozinhar a dita fressura  para o pessoal trabalhador e para nós... não gosto da cachola mas adoro o molhinho huummmm com pao :))

A lareira aquecia o ambiente...

Após o jantar fui com a minha doce mãe preparar as carnes para os chouriços.
As aparas e as gorduras são todas guardadas e depois cortadas em bocadinhos pequenos.


Fui à mercearia do Sr.Manel!Um senhor sempre sorridente e bem disposto e com uma grande cultura nos seus 80 e muitos anos!
"Menina estou atras deste balcão à mais de 40 anos! Atendi muita gente,rica e pobre.
«Vou fazer chouriço, e sei que o Sr.Manel sabe as quantidades que são necessárias...»
«Então quantos quilos tem o porco?E quantos quilos de chouriço vai fazer a menina?»
Lá fomos falando sobre quantidades e modos de fazer...
Da prateleira tirou uns potes lindos e super antigos que pareciam ser de porcelana com letras grandes "Pimenta" "Cominhos" "Cravinho" "Colorau"
No balcão as folhas cortadinhas a navalha de papel pardo.
Sem olhar pega num pedaço de papel e começa a enrolar fazendo assim um cartuxo,depois outro e mais outro...
Vai falando comigo sobre os tempos da sua juventude...vai recordando e eu vou apreciando a sua arte.
Olho as prateleiras à volta e pouca coisa resta em cima delas para venda...«São as grandes superficies Menina as culpadas! Sabe o que é pior?! As pessoas são levadas a gastar mais e nem sempre ficam bem servidas!»
Um Mestre !
Uma compra que podia ser feita em 10 minutos demora cerca de 40 m!!!
Tenho a loja fechada com um "Volto já" mas parecia que não iria voltar mais naquela tarde :))
Queria ficar ali ,mas tinha que ir trabalhar...mas de nada valia mostrar que tinha pressa!
Lá ia pesando o cominho...fechava o pacote, tapava com muita calma e serenidade o pote,parecia que o acariciava e que lhe mermurava um até já....Pesava o cravinho...fechava o pacote e os mesmos movimentos...
«Então Menina e deseja mais alguma coisa?!»
«Cevada! Meio quilo de ceveda!»
«Esta é da boa ,sabe? Pura, em grão!Então e vai fazer numa cafeteira à lareira?!»
«Vou sim Sr.Manel»
Devagarinho , como que a pedir às pernas para o acompanharem naqueles movimentos lentos, lá trouxe até ao balcão a minha cevada acabadinha de moer na maquina velhinha e cansada ali ao lado.
Maravilhoso!
Pago e despeço-me com um "Até logo".
À noite vou com a minha mãezita temperar as carnes cortadinhas...



 Colocam-se num alguidar grande onde se deixa 4 dias em tempero: alho(muito), sal,colorau,cominhos,cravinho e vinho tinto (muito).Mexer bem e tapar.
Todos os dias a carne tinha que ser mexida e juntar mais vinho para nao ficar seca.


Passados os quatros dias é chegado o momento de fazer os chouriços...
Comprei as tripas secas no talho.Colocamos em agua quente com laranja e limao cortadas aso quartos e esfregamos bem para tirar o cheiro forte que tinham.
Depois cortam-se no tamanho desejado do chouriço.


De seguida é encher as tripas.Funil de boca larga para a carne, cordao para atar...
Aqui já prontinhas...
O meu marido apanhou umas canas da india que cortou com o tamanho da chamine.
Uma a uma fomos pendurando o chouriço na cana.
Na lareira uma boa fogueira.Depois das canas cheias era o momentos das colocar lá em cima e ... apreciar o nosso trabalho!
Depois foi so o cuidado de se manter o lume quase sempre a arder durante uma semana.
De dia pra dia viamos a evolucao do nosso trabalho...
Aqui prontinhas a comer...

Um dois em um... o registo da matança e a participacao no desafio da nossa querida Mary ...
Sem tempo pra mais...
Chouriço Magro com Cominhos,Cravinho e Colorau !!!
Pode ser?! :)
Eu,Tina

P

3 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Tina, na minha terra outrora também se vivia a matança do porco...
Uma sugestão bem diferente, muito condimentada e se o chouriço é magro ainda melhor! :)
Beijinhos e boa Páscoa!:)

Sónia Paula disse...

Gostei muito desta tua postagem,e um chouriço desse vinha mesmo a calhar, bjcas...

Bombom disse...

Ah! Que bom encontrar hoje a tua "janela" aberta! E que cheirinho a Chouriços acabados de fazer! Adoro. Fez-me lembrar a azáfama das matanças das Tias lá na aldeia. E a festa do almoço com as comidas tradicionais! Já há uns anos que não assisto, mas gosto do bulício e da azáfama desses dias.
Desejo que voltes mais vezes e que te sintas melhor com a Primavera.
Páscoa Feliz.
Bjs. Bombom

Ps: não recebeste os meus Mails?

Outros Sabores

Outros Sabores...

Obrigado por vir ao meu encontro...

Obrigado por vir ao meu encontro...
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

Cecília Meireles