Eu...

A minha foto
Sou o que sou porque assim me ajudam a ser,a crescer,a melhorar...a cada sorriso,a cada abraço, a cada beijinho! Se sou o que sou, é porque vos tenho ao meu lado como grandes Anjos da Guarda...

sábado, 6 de março de 2010

Pólen: O que é, e para que serve o pólen de abelha





Parte fecundante da flor, o pólen é uma das matérias primas utilizadas pelas abelhas para o fabrico do mel, e para alimentar as novas gerações de abelhas

O pólen tem uma grande quantidade de proteína (cerca de 35%) na sua composição, pelo que pode ser um bom complemento para quem tem uma alimentação vegetariana ou macrobiótica. Contém ainda uma grande variedade de aminoácidos, entre os quais se destacam: Triptofano, Metionina, Histidina, Leutina, Isoleudna, Treonina, Fanilalanina; contém igualmente Acido glutâmico, Arginina, Cistína, Lisína, etc.

O pólen tem ainda uma apreciável quantidade de diversos hidratos de carbono (cerca de 40%), entre eles a lactose.

O pólen contém uma quantidade considerável de rutina, e que confere ao pólen uma das mais preciosas virtudes, o combate à fragilidade capilar. Com efeito, a rutina reforça a parede dos vasos sanguíneos, e é incorporada em suplementos alimentares e produtos farmacêuticos destinados ao tratamento da fragilidade vascular.

O Pólen é bastante rico em vitaminas tendo na sua constituição betacaroteno (provitamina A), e a maior parte das vitaminas do complexo B (B1, B2, B5 ou PP, B6, etc…) e as vitaminas C, D, E e P.

Encontram-se ainda no pólen fermentos, que ajudam à digestão dos açúcares actuando sobre a utilização dos fosfatos pelo organismo; do mesmo modo, o pólen contém ainda substâncias hormonais, em que algumas são factores de crescimento e outras estimulantes endócrinos.

Uma das principais qualidades do pólen é a sua contribuição na estabilização do equilíbrio nervoso. É recomendado para a astenia, os neurastenia, depressão e esgotamento, fadiga nervosa e intelectual.

O pólen actua no sentido da estabilização do equilíbrio e da harmonia. Assim, pode ser utilizado, ao mesmo tempo, contra o emagrecimento e no tratamento da obesidade; este facto deve-se, sem dúvida, à sua influência sobre o sistema glandular.

Esta acção harmonizadora nota-se igualmente na regularização das funções intestinais; o pólen actua de uma forma tão eficaz em relação à prisão de ventre, como em casos de diarreia. Graças à sua actividade bacteriostática (especialmente em presença do colibacilo), o pólen é ainda um protector da flora intestinal, opondo-se as putrefacção (entre outros, nos casos de colite).

O pólen é também um elemento protector, que se opõe ao desenvolvimento de certas variedades microbianas. Estimula as funções gástricas (com efeitos favoráveis sobre o apetite, a digestão e as evacuações). Contribui para a regeneração do sangue, especialmente no aumento da taxa de hemoglobina; assim, pode utilizar-se o pólen com bons resultados em casos de anemia, enfraquecimento e excesso de fadiga.

Doses recomendadas de pólen:

Como dose diária um adulto pode tomar 2 colheres de sopa por dia, uma criança poderá tomar 2 colheres de café ou sobremesa por dia. Esta dose pode ser aumentada para o dobro, caso seja necessário.

Um dos atractivos do pólen, é que é um suplemento relativamente barato e que acaba por ser bom para o equilíbrio do organismo. Por isso não custa nada de vez em quando tomar um frasquinho de pólen, é um bom preventivo. Se não encontrar em lojas perto de si, procure por um apicultor ou uma associação de apicultores.

Uma chamada de atenção, o pólen tem pouca resistência à humidade, e por isso deve ser conservado num frasco de boca larga hermético.


Fonte:Neturalmente.com

6 comentários:

Sónia Paula disse...

Explicaçao bem sugestiva...
http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

Babette disse...

Muito informativo, obrigada!
Babette

Elisabete disse...

miga, as coisas que tu sabes. Não fazia a mínima dieia das caraterísticas do Polén. Beijinhos

Bombom disse...

É verdade que o pólen das flores é muito rico em nutrientes e benéfico para a nossa saúde. Eu costumo pôr duas colheres de sopa quando faço pão e fica muito amarelinho como se fosse bolo. Também há quem ponha na sopa e nos sumos de fruta. Obrigada, Tina por mais esta informação tão útil. Bjs. Bombom

Figos & Funghis disse...

Adorei o post sobre o pólem. Muito bem escrito e explicativo. Nem sabia que podia usá-lo para cozinhar.
Bjinhos

www.figosefunghis.blogspot.com

fénix renascida disse...

Das propriedades do mel eu sabia, mas do pólen não.

Gostava que dessem uma olhada às minhas 3 petições:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300 (para que o Estado Português apoie -financeiramente, e não só- todas as mães que queiram permanecer em casa, e acompanhar os primeiros anos de vida dos filhos, evitando assim o seu "abandono" aos cuidados de outros que, de forma alguma, a substituem)

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575 (pela salvaguarda dos direitos naturais de uma mãe, em caso de separação)

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N134
(pela pessoa deficiente, cidadão como nós... mas sem fácil acesso aos lugares públicos, como os demais)

Outros Sabores

Outros Sabores...

Obrigado por vir ao meu encontro...

Obrigado por vir ao meu encontro...
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

Cecília Meireles